quinta-feira, 29 de maio de 2008

Gestão do Serviço de Urgência Básica gera polémica em Macedo


A câmara de Macedo volta a contestar a gestão do Serviço de Urgência Básica da cidade pela Sub-Região de Saúde de Bragança, apesar de estar a funcionar nas instalações da Unidade Hospitalar distrital. A autarquia não concorda com esta situação que quer ver alterada.
O serviço de urgência básica funciona afectado ao centro de saúde, mas segundo a autarquia deveria estar a cargo da direcção do Centro Hospitalar do Nordeste, ou seja, do hospital distrital de Macedo. Uma decisão que vem em despacho no Diário da República, e para que não restem dúvidas, o presidente Beraldino Pinto levou para a reunião de Câmara cópias dos documentos que comprovam a decisão do Governo. “O despacho é muito claro, o hospital de Macedo integra a rede de urgências”, assinala o autarca referindo que “é isso que nós exigimos, que seja cumprido por ser de direito próprio e por ser legalmente o que está definido”.
Em posse dos documentos, o vereador da oposição, Rui Vaz, não está ainda convencido da necessidade de afectar o serviço de urgência ao Hospital. “ Estou preocupado é que a saúde em Macedo e em particular o serviço de urgência básico seja eficiente e seja aquilo que os macedenses exigem”, considera o vereador afirmando que “a partir desse momento, seja de um lado seja do outro, acho que é secundário”.
Documentos à parte, a gestão do serviço de urgência básica de Macedo vai continuar a cargo do centro de saúde, até que Ana Jorge algo indique em contrário. A autarquia já contactou a ministra da saúde, mas ainda não obteve resposta.
Um assunto que tem sido debatido durante as últimas três sessões do executivo camarário de Macedo de Cavaleiros.
Publicado in "Rádio Brigantia" (27 de Maio de 2008)

Sem comentários: