quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aumento de 50% na procura de dietéticos em Bragança


Já começou a corrida aos dietéticos na cidade de Bragança. De acordo com alguns farmacêuticos, nesta altura do ano, há uma procura exponencial de produtos para ajudar a emagrecer. Relativamente à época de Inverno o aumento situa-se na ordem dos 50%.
Com o aproximar do Verão as mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade são as que mais procuram este tipo de medicamentos, mas segundo alguns farmacêuticos há cada vez mais homens a querer um suplemento para reduzir o peso.
Nas farmácias faz-se publicidade a Anti-celulíticos, cremes, comprimidos para emagrecimento, entre outras ofertas. “Nesta fase começa haver uma procura maior desse tipo de produtos começam a preocupar-se com a forma para o verão”, refere uma das farmacêuticas entrevistadas pela Brigantia, acrescentando que “hoje em dia já se nota a nível dos homens uma grande preocupação com a procura destes produtos, já percebem que é importante manter a forma e que já há produtos específicos para eles”. “A partir de Março, todos os anos sente-se uma maior procura, mais de 50%”, considera outra farmacêutica.
Os farmacêuticos recomendam exercício físico aliado ao efeito dos medicamentos e por isso os responsáveis pelos ginásios de Bragança também sentem uma forte procura nesta altura do ano. “Eu diria que é substancial, sentimos que de facto nesta altura há uma maior procura de novos frequentadores”, refere o proprietário de um ginásio de Bragança. “Já há quatro anos que trabalho nesta área e sempre nesta altura do ano a afluência é muito superior, os homens são mais fiéis na procura”, admite a responsável de um ginásio brigantino.
Elisabete Ventura, nutricionista do centro de saúde de Bragança, admite que os produtos para ajudar a emagrecer podem ter algum efeito, mas salienta que há outras atitudes a tomar relativamente ao estilo de vida. “Pode a curto prazo ter algum efeito, mas em primeiro lugar ter uma alimentação equilibrada, fazer uma boa ingestão de água, e praticar exercício”, defende a nutricionista salientando que “normalmente estes três cuidados acabam por evitar ter que se chegar ao uso de determinados produtos”.
Danças africanas, artes marciais, aeróbica, step, cardiofitness são várias as actividades que estão disponíveis nos ginásios e que os brigantinos procuram com maior assiduidade nesta altura do ano, em que estamos a cerca de um mês do início oficial do Verão.


Publicado in "Rádio Brigantia" (28 de Maio de 2008)

Sem comentários: